
O ator e diretor ganhador do Oscar, Mel Gibson, está usando sua voz e sua plataforma de celebridade para pedir a libertação de Mark Swidan, um empresário, artista e arquiteto do Texas que está preso em uma cela chinesa desde 2012.
Gibson, que é amplamente conhecido por grandes produções cinematográficas como “Coração Valente”, “Sinais” e as franquias “Máquina Mortífera” e “Mad Max”, enviou uma mensagem em vídeo para a NewsNation em resposta à nossa reportagem original sobre Swidan, a quem os chineses acusaram e condenaram por conspiração com um cartel mexicano para produzir metanfetamina, apesar da falta de provas.
“Mark Swidan foi injusta e ilegalmente preso pelos chineses por quase 11 anos”, disse Gibson em uma exclusiva da NewsNation, acrescentando posteriormente: “Ele enfrenta uma sentença de morte. Ele é um homem de grande fé, um patriota americano, e durante sua prisão, ele se recusa a renunciar à sua fé ou ao seu país.”
Descubra os Segredos da Memorização da Bíblia (clique aqui)
Gibson é um católico devoto. Nos últimos dias, o ator e seu padre em Malibu celebraram uma missa especial em nome de Swidan.
“A missa de hoje é oferecida por um homem chamado Mark Swidan, injustamente preso na China”, disse o padre, em parte. “Vamos rezar para que ele permaneça fiel a Cristo e seja repatriado muito em breve e liberado de sua injusta prisão.”
Em uma entrevista exclusiva na noite de segunda-feira, a mãe de Swidan disse à NewsNation que seu filho foi mantido mais tempo do que qualquer outro americano, mas recebeu significativamente menos atenção do que outros americanos mantidos como reféns recentemente.
Descubra os Segredos da Memorização da Bíblia (clique aqui)
“Sabe, é como se Mark não existisse”, disse Katherine Swidan, acrescentando posteriormente: “Eu entrei em contato com tantas pessoas e ele nunca é a prioridade número um.”
Neste mês, o Departamento de Estado divulgou uma declaração afirmando que a libertação de Swidan continua sendo uma das principais prioridades do presidente Joe Biden e do secretário de Estado Antony Blinken.
Gibson, que enfrentou uma série de controvérsias ele mesmo, está incentivando seus compatriotas americanos a apoiarem Swidan em um esforço para trazê-lo de volta aos Estados Unidos.
“O governo dos Estados Unidos exigiu sua libertação, e nós, como americanos, devemos defender esse homem que representa o melhor de nós”, disse Gibson. “Peço a todos vocês que levantem suas vozes e exijam a libertação de Mark, e que orem para que ele seja devolvido à sua família.”
Katherine Swidan diz que significa o mundo que Gibson tenha se envolvido e queira ajudar na libertação de seu filho.
Ainda assim, o relógio está correndo para Mark Swidan, que está programado para ser executado em dois anos. Seu recurso foi negado este mês.